Vivência de luxo no Spa L’Occitane Casa da Montanha
01/09/2017
Espaço 273, o endereço criativo de Canela
03/09/2017

Uruguai promove Festival Internacional do Cordeiro

No começo desse mês fomos ao Uruguai conferir o II Festival Internacional do Cordeiro e o II Concurso de Assadores de Cordeiro, em Rivera.

O evento é realizado pela Turintegra, uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos que une colaboradores, associações de pequenos produtores e empresários que buscam fomentar o turismo na fronteira Brasil-Uruguai-Argentina. Foi uma festa regada a muita fumaça, vinho e o melhor cordeiro que já provei na vida. Por isso resolvi contar aqui por que valeu cada quilômetro até chegar ao Shopping Melancia, local onde o evento foi realizado, na chamada Fronteira da Paz.

Jeito uruguaio de bem-receber

Saímos rumo ao Uruguai na sexta-feira, dia 8 de setembro. Fomos convidados a cobrir o evento e chegamos com a expectativa de encontrar algo peculiar, pois o próprio nome do festival já indicava que seria uma festa em que haveria, exclusivamente, a carne de cordeiro. Confesso que não é a minha preferida, mas depois desse evento descobri que aos ser assada por 7 horas ela ganha outro sabor. É fato também que as carnes uruguaias são muito mais saborosas do que as nossas aqui no Brasil, isso também contribuiu para a minha mudança de opinião a respeito dela. Ainda na sexta-feira fomos conhecer Enrique Puentes, o diretor do Turintegra e idealizador do evento junto com outros empresários do Brasil e do Uruguai. Ele nos recebeu do jeito mais uruguaio possível, oferecendo um jantar, reafirmando a cordialidade que é a marca desse povo e desse país que admiro.

20 assadores, 3 jurados e muitas horas de fogo

No sábado pela manhã, dia do evento, a função toda começou cedo. Às 6h30 da manhã aconteceu o sorteio de lugares para o concurso de assadores. Às 7 horas as carnes começaram a ir ao fogo, dando início a uma grande e animada festa. Às 10 horas o evento abriu suas portas ao público, que foi conferir de perto a competição entre assadores. Neste ano, o júri que avaliou a competição esteve formado por três grandes personalidades ligadas ao universo da carne. Margarita Carray (Uruguai), que é proprietária da Bodega Cerro Chapeu e organizadora de 9 edições do evento Tannat Y Cordero; Marcelo “Bolinha” Conceição (Brasil), que é consultor empresarial em cortes de carne com 30 anos de experiência no setor; e Danilo “Laucha” Luchetti (Argentina), criador do site Locos x el Asado, que reúne os amantes da comida típica argentina. Criteriosos, eles avaliaram itens como a forma de preparo da carne, o corte, o sabor, com me explicou Bolinha.

Banquete a céu aberto e atrações culturais

Além do concurso, que é a principal atração do evento, o público desfruta de um almoço festivo realizado a céu aberto, com grandes mesas compartilhadas, momento em que os cordeiros da competição são servidos, acompanhados de um buffet de saladas. Atrações culturais também integram a programação. Neste ano foi possível conferir o Balé Folclórico Municipal de Rivera, a apresentação de violão e teclado com músicas uruguaias e o grupo Arrastapé, do Brasil. A estimativa da organização é que esta seguna edição tenha recebido em torno de 500 pessoas.

Vencedores

A premiação só acontece após o almoço e premiou três duplas:
1º lugar – José e Rafael Vaghetti – Porto Alegre/RS
2º lugar – Pablo Javier de Lima e Luis da Cunha – Rivera/Uruguai
3º lugar –Jorge Ferla e Eduardo Bulcão – Porto Alegre/RS

Turintegra, ONG ativa e criativa

Desde 2015 o Turintegra vem atuando com grande influência e êxito em capacitações no turismo, na hotelaria, na gastronomia e no meio ambiente, trabalhando especialmente na promoção e sensibilização turística, no turismo rural e no progresso do ecoturismo, focando nos cuidados ao meio ambiente, impulsionando a igualdade e permitindo a participação ativa de mulheres no voluntariado das comunidades sociais e turísticas.
Devido a problemática que está sofrendo pela baixa de turistas que os visitam, o Turintegra e sua comissão formada por empresários e profissionais de Rivera e de Santana do Livramento vem trabalhando em atividades que incentivam a promoção, capacitação e movimento do turismo da fronteira. Foi com esse objetivo que nasceu o Festival Internacional do Cordeiro.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *