Com programação diária, Gramado já vive o Natal
31/10/2017
Festuris Gramado: principal feira de turismo da América Latina começa quinta-feira
06/11/2017

Galangal: uma experiência sensorial em Porto Alegre

É comida, mas parece uma obra de arte. Equilíbrio e sabor são uma assinatura dos pratos servidos no Galangal, restaurante asiático que acaba de inaugurar em Porto Alegre, na Rua Dona Laura, 196, no Bairro Rio Branco. A novidade traduz a realização de um sonho da proprietária do Galangal Canela, Magda Correa, que desceu a Serra com o propósito de levar para a Capital a mesma energia que há 8 anos faz do seu restaurante uma referência em se tratando de cozinha asiática. O empresário Fabio Schimiedel está na sociedade para dar vida ao restaurante da Capital.

Vá sem pressa

Antes mesmo da inauguração eu já contei aqui parte dessa história cheia de significado. E agora revelo mais detalhes. Das lembranças guardadas nas paredes de um charmoso sobrado brotaram pinturas feitas pelo artista nepalês Singa Dorje Lama, que realizou um trabalho artístico impecável, dando identidade ao restaurante através de pinturas budistas tibetanas. Recomendo reservar um fim de tarde para ir ao Galangal Porto Alegre. Coloque roupa e calçados confortáveis, escolha a melhor companhia e vá sem pressa de sair. Primeiro porque se você chegar cedo (o local abre a partir das 17 horas, de terças a domingos) poderá desfrutar de um happy hour na parte externa, acomodado em uma das mesas que ficam flertando com as árvores que refrescam essa que, pra mim, é uma das ruas mais bonitas de Porto Alegre. Se estiver friozinho, não tem problema, basta escolher uma das mesas que fica na parte interna, ainda no térreo, e seguirá tendo a mesma vista bacana da natureza. No cardápio do Galangal Deguste – espécie de boteco asiático onde são servidos petiscos e drinks – você poderá escolher o que mais lhe agrada ao paladar ou mais lhe desperta a curiosidade e então… desfrute, porque a noite vai começar daqui a pouco.

Arte e alma

Antes de conferir o cardápio para o prato principal, eu sugiro que você entre e conheça os ambientes. Uma escada irá te levar ao segundo andar, onde há três espaços integrados. A ambientação do restaurante leva a assinatura do artista plástico Emir Treib Sarmento, que ao lado da arquiteta Valentine Brussius realizou lindo trabalho utilizando elementos naturais, como a madeira, o papel de parede feito com jornal serigrafado, galhos de árvores e as luminárias de vidro soprado, que quando acesas trazem luz e cor como chamas de fogo. É arte feita com alma em uma produção artesanal, o que significa dizer que cada ambiente carrega uma história, um traço único feito especialmente para aquele lugar. E agora sim, depois de sentir a energia de cada detalhe, escolha a sua mesa!

O cardápio

A chef Daniela Inácio e o sushiman peruano Wilian Qui Cas comandam a cozinha do Galangal Porto Alegre. É dali que saem criações feitas com muita personalidade, valorizando o frescor e o sabor de cada alimento. Pra quem não sabe, um dos segredos do Galangal está na produção de seus molhos e temperos. “É tudo feito por nós em Canela. Não usamos nenhum tipo de corante ou conservante, nada químico. Nos dedicamos diariamente a produção de nossos temperos, massalas, flores e temos um parceiro em hidroponia, que fornece os brotos orgânicos”, revela Magda, justificando os sabores únicos que a gente encontra em cada prato. Compartilho aqui o que provei durante o jantar:

Salada tailandesa de manga com papaia

Sashimi de salmão em crosta de pimenta, niguiri de salmão e atum, sushi de ovo de codorna e flor de sal, uramaki com queijo brie e abacate, joe com cogumelos e molho tarê

Phad Tay (talharim crocante de arroz com legumes salteados em wok, shitake, green curry, tamarindo e oyester sauce)

Sorvete de wasabi com ganache e crumble de chocolate 100% cacau

Planeje seu evento

Se você quer reunir amigos em petit comitê ou organizar um encontro de trabalho, saiba que pode contar com os serviços de gastronomia do Galangal além de poder usufruir do ambiente do restaurante com privacidade. O terceiro pavimento é destinado a eventos particulares e corporativos para até 40 pessoas.

Agende-se

O Galangal abre de terças a domingos, das 17h às 23h30. E aos finais de semana (sábados e domingos) também ao meio-dia, das 12h às 16h.

Fotos: Divulgação e Pedro Antônio Heinrich

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *