Marketing olfativo, um guia como estratégia para seu negócio

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Mas afinal, o que é marketing olfativo? É uma forma de conexão. Essa palavrinha – conexão – resume bem o que o seu negócio, seja ele qual for, precisa ter com a outra ponta dessa história, no caso, o cliente. E uma das formas mais sutis e inteligentes de criar isso é através do marketing olfativo.

Marketing é estratégia, mas também é intuição

Não basta ter o core business da sua empresa definido, o mundo é beta (adoro essa expressão!). Então aquelas verdades absolutas ficaram pra trás. O marketing é um camaleão, reveste-se de muitas nuances e é capaz de nos colocar cara a cara com o cliente. E uma dessas formas é através do marketing olfativo, resultado de pesquisa, estratégia e intuição (sim, eu acredito muito nela) para compor notas capazes de resignificar um negócio, inclusive o elevando a um novo patamar.

Marketing é presença, mas também é criatividade

Pois foi com base neste entendimento que a Santho Aroma – grife de perfumes para ambientes com sede em Gramado, no Rio Grande do Sul – apostou suas fichas. Começou aromatizando sua loja de forma a “magnetizar” quem passa pela calçada em frente ao estabelecimento. Impossível resistir! Em seguida, ampliou sua visibilidade desenvolvendo aromas para hotéis luxuosos em Gramado. Isso colocou a marca em evidência, revelando a qualidade dos produtos que assina. E nestes 10 anos a Santho Aroma não parou mais: hoje perfuma lojas dos mais variados segmentos, além das casas de clientes espalhados por todo o Brasil. Também atua de forma dinâmica em eventos – olha aí mais uma forma inteligente de se aproximar dos clientes em potencial. Aliás, eu já contei aqui como essa história de sucesso (e de muito trabalho) começou e porque deu tão certo.

Olfato, um poderoso aliado dos negócios

“Realizar um projeto de aromatização para espaços comerciais é contribuir para a criação da alma da empresa e da marca. O aroma adequado proporciona bem-estar e cria a sensação de acolhimento, inspirando assim o cliente a permanecer mais tempo no local, desfrutando tudo o que ele oferece. Um aroma que expresse a alma e o conceito da marca faz a experiência de compra mais prazerosa, além de fidelizar o cliente”, explica a proprietária da Santho Aroma, Luciana Reck (foto abaixo). Estudiosa do tema, ela destaca que o olfato pode ser considerado o mais direto dos nossos sentidos, pois seu efeito é imediato. “Os cheiros flutuam pelo ar e quando inspiramos eles entram pelas nossas narinas e vão para o fundo da cavidade nasal, onde são absorvidos pelos neurônios olfativos. Temos cerca de 5 milhões destes neurônios em nosso nariz”, revela Luciana. Isso explica muita coisa, especialmente o fato de que determinado aroma pode nos proporcionar muito mais que um prazer imediato, ele pode nos conduzir ao autoconhecimento, nos levar a uma conexão com a natureza, com as pessoas, com os lugares, com os sentimentos e é claro, com as marcas. Assim, ilustres desconhecidos tornam-se clientes habitués de um lugar, simplesmente por sentirem-se atraídos por determinado aroma com os quais se identificam, mesmo que inconscientemente. Resumindo: o olfato pode ser um poderoso aliado dos seus negócios, se você souber usá-lo a seu favor, é claro.

Para entender melhor…

Para entender melhor os resultados, fui em busca de alguns relatos de quem já adotou o marketing olfativo e vejam só o que escutei:

“Há 5 anos adotamos o aroma Mosaico para as áreas sociais e algumas acomodações diferenciadas do hotel. Escolhemos este aroma porque ele remete a aconchego, bem estar e a um ambiente preparado com carinho. Nossos clientes comentam que o hotel é muito perfumado e que o aroma é muito agradável. Alguns hóspedes acabam indo até a loja da Santho Aroma para comprar o Mosaico, levando de lembrança para si ou para seus amigos. Quando as pessoas utilizam o cheirinho, ficam as lembranças do hotel e dos momentos maravilhosos que passaram aqui. Este é o papel do marketing olfativo, criar uma referência, uma exclusividade, nós estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos.” (Fabio Montagna – Gerente Geral Hotel Recanto da Serra – foto abaixo)

 

“Escolhemos o Jardim de Inverno, pois é refrescante e perfumado como um jardim. O objetivo é trazer frescor, conforto e algum aroma que lembre a cidade, e entendemos que este representa muito bem isso. O turista que visita Gramado planeja sua viagem com cuidado, elabora roteiros e passeios para aproveitar ao máximo. No final do dia, tudo que ele quer é um lugar confortável, agradável e aconchegante para descansar. Usamos o Jardim de Inverno desde novembro de 2017. E estamos recebendo muitos elogios em nossas avaliações nos sites de reservas e nas mídias sociais. Inclusive, muitos hóspedes nos perguntam o nome para irem até a loja da Santho Aroma para adquiri-lo. O aroma é um detalhe que demostra preocupação com o bem estar e conforto do hóspede. O ser humano é muito sensível aos estímulos dos seus sentidos, e podemos abordar isso de diversas formas na hotelaria. Oferecer uma experiência memorável fará o hóspede retornar e recomendar o hotel para outras pessoas. O aroma nos ajuda muito nisso, pois podemos marcar esta experiência dele conosco através de memórias olfativas. Se fizermos isso da forma correta, toda vez que ele sentir um perfume semelhante ao Jardim de Inverno, vai lembrar dos bons momentos que passou conosco. Esta é a identidade que as empresas buscam nos aromas.” (Ângela Fattori – Gerente Hotel Vista do Vale – foto abaixo)

 

“Há mais ou menos 7 anos eu e minha mãe escolhemos o aroma Mosaico. Com ele levamos a loja para dentro da casa do cliente, eles conseguem nos identificar neste perfume. Para a Ineide Cortinas é de extrema importância a loja ficar marcada por um perfume, pois levamos as cortinas para dentro da casa do cliente com o cheirinho da loja… Isso é muito bom! Ao entrar na loja, a maioria dos clientes já falam do perfume que está no ambiente. A Ineide Cortinas ficou identificada pelo aroma Mosaico. Indico sempre a Santho Aroma para os meus amigos e clientes.” (Pauliana Lovatto Marques – Sócia proprietária Ineide Cortinas – foto abaixo)

 

“O aroma Havana encontra-se em todos os ambientes do Bavária Sport Hotel. Ele foi adotado há aproximadamente 5 anos. Queríamos um aroma que nos identificasse e afetasse positivamente o estado emocional de nossos hóspedes. Foram testados diversos perfumes e sentimos que este nos representava, criando uma atmosfera de bem-estar. Percebemos, com satisfação, que o investimento neste estímulo afeta e impacta de forma positiva na maioria de nossos hóspedes. Muitos querem levar nossa fragrância para lembrar-se dos momentos vivenciados em nossa casa. Pensamos em atingir nosso hóspede com uma combinação de experiências sensoriais, sendo uma delas a olfativa. Esta é uma ferramenta que mexe com as emoções, transmitindo sensações agradáveis que reforçam a lembrança de nossa marca. Dessa forma, fica registrado na memória das pessoas o nosso cheiro, servindo como um gatilho toda vez que inspirarem esse aroma. Estamos satisfeitos, pois o Havana atingiu nossa proposta.” (Hedwig Beatriz Gehlen – Proprietária Bavária Sport Hotel – foto abaixo)

Fotos Divulgação

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