Nova Petrópolis, um caso de amor com as flores
30/10/2017
Com programação diária, Gramado já vive o Natal
31/10/2017

Nonno Mio: um salve para o melhor galeto de Gramado

Sempre que me perguntam onde é possível conhecer a gastronomia que representa nossas origens italianas, um lugar me vem à cabeça. Há exatos 35 anos o Nonno Mio coloca na mesa uma comida de verdade, feita com carinho. Talvez para alguns a especialidade da casa – galeto, polenta, massa, maionese e radicci – pode soar como algo comum, mas eu asseguro: é no sabor de cada prato que está à diferença. Essa história eu já contei aqui, explicando a receita de sucesso da família Andreis, que tão bem representa nossos descendentes italianos.

Foto: Adriana Silveira

Reconhecimento pelos 35 anos

Bem receber é algo que poucos sabem fazer. Parece simples, mas não é. É preciso combinar um lugar acolhedor com uma equipe bem treinada, um cardápio rico em opções com um serviço ágil e cortês. E lá na cozinha – onde tudo de fato acontece – é preciso ter envolvimento, paixão pelo que se faz. Sem estes ingredientes a receita não está completa. Então quando um restaurante chega aos 35 anos é porque esta receita deu certo. Este reconhecimento parte não só dos milhares de turistas que passam pela casa a cada ano – e muitos deles voltam a Gramado para viver a experiência do Nonno Mio outra vez! – mas também da comunidade, que reconhece e respeita este trabalho. Prova disso está na homenagem que a Câmara de Vereadores promoveu no dia 23 de outubro, na qual os proprietários, Pedro e a filha Laura, juntamente com Mário e o filho Felipe Andreis foram homenageados.

Pioneiro

A moção, uma iniciativa do vereador Luia Barbacovi, presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, ressaltou que o Nonno Mio foi pioneiro na gastronomia local usando a inspiração de suas origens italianas, apresentando o tradicional galeto ao primo canto. Atualmente a terceira geração, os primos Felipe e Laura, é que administra o restaurante, oferecendo além do tradicional galeto, pratos contemporâneos em um cardápio à lá carte surpreendente.

Mais de 2 milhões de clientes

Representando o Nonno Mio, Felipe Andreis falou em nome da família e agradeceu o reconhecimento pelos 35 anos do restaurante. Ele também destacou o caráter comunitário do jantar de aniversário, que foi realizado no dia 26 de outubro. “Como acontece nos últimos 19 anos, esse é mais um ano em que vamos comemorar nosso aniversário com um jantar beneficente que terá sua renda revertida ao Hospital São Miguel de Gramado. É uma forma que encontramos de entregar à comunidade gramadense tudo o que ela sempre nos deu. Mantemos o compromisso de caminhar sempre juntos, pois temos que crescer como sociedade, como um todo”, destacou Felipe, lembrando que em 35 anos já foram atendidos mais de 2 milhões de clientes.

Aniversário: parabéns pra você que ajudou!

Como parte das comemorações de seus 35 anos, o Nonno Mio realizou, no dia 26 de outubro, o 3º Jantar Beneficente em Prol do Hospital Arcanjo São Miguel. O valor dos convites foi doado à instituição de saúde de Gramado, resultando no montante de 25 mil reais. “Mais do que a celebração de uma data emblemática para o Nonno Mio, este aniversário também marca a solidariedade e a mobilização da comunidade gramadense em prol de uma linda causa”, disse Laura Andreis, administradora do restaurante. A noite festiva contou com surpresas, como a apresentação musical do tenor Rodrigo Cadorin e a performance do cake design Bruno Silvestrin, que customizou o bolo de aniversário do Nonno Mio. Se você ficou com vontade de conhecer o restaurante e provar os pratos, confira aqui o cardápio criativo e contemporâneo que eles têm.

Fotos: Cássio Brezolla

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *