A Região das Hortênsias (mas que tem muitas outras flores além desta!) é uma das mais belas do Sul do Brasil. Junto com a região vizinha – chamada Vale dos Vinhedos – forma um dos destinos turísticos mais visitados do país, em qualquer época do ano. Mas eu recomendo uma visita na primavera. A estação traz consigo a renovação da vida, enchendo as praças de flores, perfumes e cores. Aqui ao lado de Gramado – mais precisamente há 35 quilômetros – a cidade de Nova Petrópolis consegue traduzir bem o que estou tentando explicar.
A cidade leva muito a sério a sua relação com a natureza. Como tem uma forte vocação turística, sabe que manter os jardins impecáveis é algo que faz a diferença aos olhos do turista. Mas é fácil perceber que o zelo com as flores está em cada cidadão novapetropolitano, basta observar os jardins das casas, são todos muito bem cuidados. “Trabalhar no Horto nos mostra o quanto que as flores são delicadas e a diferença que elas fazem nas paisagens. Calma e dedicação são palavras importantes durante o dia de trabalho com as plantas. Ficamos contentes em saber que as flores que cuidamos com tanto carinho encantam os turistas e a comunidade e são motivo de orgulho para Nova Petrópolis”, conta o diretor do horto municipal, João Valmor Alves de Aguiar.
As flores que cativam visitantes e comunidade perseguem um caminho longo até embelezarem os pontos públicos do município. A equipe do horto realiza o cultivo, plantio, ornamento e manutenção dos jardins dos atrativos turísticos, postos de saúde, prédios públicos, escolas, avenidas e ruas. Os profissionais ainda fazem a irrigação das plantas diariamente ou conforme as condições climáticas e o serviço de podas de árvores e arbustos das vias públicas. Durante o ano são realizadas cerca de quatro substituições gerais das plantas, sendo, basicamente, uma por estação. A equipe recebe as sementes e faz o plantio em bandejas de cultivo. Quando as plantas florescem são transplantadas e mantidas nas estufas até serem plantadas nos pontos públicos. Neste ano já foram investidos mais de 10 mil reais na compra de sementes, mudas de plantas e insumos para o horto municipal. “Durante o ano mais de 600 mil sementes são cultivadas e enfeitam os jardins de Nova Petrópolis“, destaca o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt.
São cultivadas flores específicas para cada estação. Amor-perfeito, petúnia e cravina são algumas das espécies utilizadas no outono e no inverno. No verão e na primavera é a vez das tagetes, da sálvia e da celósia. Flor de mel, boca de leão, gazânia, repolho ornamental, entre outras, também estão presentes nos jardins de Nova Petrópolis. “Mantemos uma reserva de plantas perenes para substituir as flores em casos emergenciais e utilizamos as folhagens também para compor as ornamentações”, explica Aguiar.
O ponto turístico que melhor expressa todo este trabalho é a Praça das Flores. Este cartão-postal fica bem no centro e é motivo de orgulho na cidade. Todo turista que passa por Nova Petrópolis faz uma parada ali onde registra belas fotos (recomendo!). Além dos canteiros recheados de flores, o local também exibe o Labirinto Verde. Vou falar sobre ele e sobre a Praça das Flores em outra matéria em breve!
SERVIÇO
O quê: Praça das Flores
Onde: Avenida 15 de Novembro, Centro, Nova Petrópolis/RS
Acesso: gratuito
Fotos: Adriana Monteiro Arrial | Comunicação PMNP
Conteúdo: Matéria produzida com a contribuição da assessoria de imprensa da Prefeitura de Nova Petrópolis.