Santho Aroma, uma história inspiradora

Espaço 273, o endereço criativo de Canela
03/09/2017
Gramado ganhou um tempero especial: o Bistrot Pastasciutta
04/09/2017

Santho Aroma, uma história inspiradora

A seção Por Onde Andei começa em Gramado, de um jeito lindo e perfumado, pois falo sobre Luciana Reck, criadora da grife em perfumes de ambientes chamada Santho Aroma. Esta gramadense tem a sensibilidade como um dos principais traços da sua personalidade. E essa virtude está evidenciada no dom de ter um olfato muito apurado, que a levou por um caminho diferente da profissão de relações públicas, que havia escolhido como formação acadêmica.

Ela seguiu seu coração e criou uma marca que é um sucesso.

Há 15 anos, quando a mãe passava por um quadro de depressão, Luciana decidiu propor um momento de interação para aproximá-las. Aproveitando as habilidades manuais da mãe, começaram a fazer sabonetes artesanais. “Sempre gostei muito de perfume, desde pequena tinha um olfato muito sensível, mas nunca havia pensado nisso como uma possibilidade de negócio, pois trabalhava como relações públicas”, recorda. Brincando com isso, Luciana fez um aromatizador caseiro e quando recebeu a visita de uma amiga ouviu elogios. “Ela disse que havia adorado o aroma que sentiu na minha casa e que gostaria de usá-lo na sua pousada. Despretensiosamente fiz uma quantidade para ela. Os hóspedes começaram a pedir pelo aroma, foi quando eu me perguntei, por que não?”.

Marketing olfativo

Luciana começou a pesquisar sobre o tema quando chegou até suas mãos uma matéria sobre marketing olfativo. “Antes de pensar no produto em si, procurei entender o que era o conceito de marketing olfativo. Em um negócio, sempre queremos que a pessoa se deixe envolver por uma experiência, despertando nela um desejo. Quando tu te sentes confortável com um aroma, inconscientemente tu te deixas envolver. Existem pesquisas que provam isso”, explica.
O assunto é complexo e muito interessante. Basta pensarmos rapidamente em momentos inesquecíveis da nossa vida e muitos aromas vem à memória, certo? Eu nunca vou esquecer do cheiro da flor de mel que eu colhia todos os dias quando voltava da escola para dar de presente para a minha mãe. Também lembro com saudades do cheiro do café passado no coador de pano que meu avô fazia todos os dias pela manhã. Com a explicação da Luciana, entendi que a sensação de bem-estar já está dentro da gente, guardadinha. Quando sentimos determinado aroma, imediatamente as lembranças surgem, os sentimentos florescem e ficamos nostálgicos, felizes, relaxados, enfim, nos sentimos das mais variadas formas. Esta é a magia escondida nos aromas.
Já pensaram em cinema sem pipoca? Impossível. Domingo sem churrasco, bebê sem cheirinho? Não tem como!!! São sentimentos que despertam bem-estar e estão conectados com o nosso melhor. O aroma, como diz a Luciana – com toda a propriedade – não é uma coisa pensada, é uma coisa sentida. De fato, o aroma é rei, ele manda no coração da gente!

Estudos e alquimias

Para empreender com segurança, Luciana foi buscar conhecimento. Fez cursos técnicos em São Paulo, na Escola de Aromas Perfumaria Paralela, e também na França, durante uma de suas viagens. Aliás, as viagens também passaram a ter como propósito a pesquisa por este tema que virou o seu negócio. A dedicação ao universo das notas olfativas fez de Luciana a pioneira na região a lançar uma marca de perfumes para ambientes.

A primeira loja

Depois de ganhar espaços na rede hoteleira perfumando lugares como o Hotel St. Hubertus – considerado um dos melhores hotéis do mundo pelo Trip Advisor – a Santho Aroma ganhou a sua primeira loja, em 2008. A demanda surgiu com base no retorno dos hóspedes dos hotéis em que a marca estava presente, já que muitos deles queriam levar o produto para casa. Assim, o consumidor final passou a ter acesso aos aromas da grife, que cresceu e ampliou gradualmente a sua linha de produtos.
Depois surgiu a venda no site (www.santhoaroma.com.br) que é onde os clientes fiéis de todos os lugares do Brasil fazem suas compras. “Temos muitos clientes que conheceram nossa loja, compraram um determinado produto e que acabaram sentindo o desejo de preservar o aroma que escolheram para suas casas, por isso recorrem ao site”, explica Luciana.

Aromas e negócios

Todo mundo sabe que produtos e serviços precisam ter qualidade. É preciso ter um bom ponto comercial, também é necessário conhecer seu público e ter um atendimento excelente. Tudo isso é indiscutível. Mas quando o cliente entra na loja o que tu vais fazer para que a experiência dele seja inesquecível? É neste momento que entram os aromas, pois eles ajudam a potencializar toda uma experiência agradável e marcante.
Por isso, encarar o aroma como parte da estratégia de marketing de um negócio é algo fundamental. Nos spas isso já é trabalhando há bastante tempo. Mas agora até as clínicas médicas e dentárias estão apostando nos aromas, buscando proporcionar uma sensação de relaxamento e bem-estar para quem está na sala de espera para algo que muitas vezes não é tão legal assim. Tudo porque os aromas acalmam a alma. Quem diz é a Luciana, explicando que suas melhores sensações e lembranças sempre estiveram atreladas aos aromas.

Ideal de vida

Esse é o primeiro capítulo de uma história repleta de sentido, propósito, significado. Em breve vou contar aqui sobre as mudanças na linha de produtos e sobre a importância de Gramado como vitrine para a projeção desse negócio, que não é apenas um negócio. É um ideal de vida. Mas isso é assunto para outra matéria!

Compartilhar

1 Comentário

  1. Thiani disse:

    Adorei a reportagem! Não sabia do início do Santho Aroma, mas sou cliente desde sempre!
    A sensibilidade e a criatividade da Luciana são a alma desta empresa que além de belíssima e muito bem decorada, é o aroma de Gramado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *